sexta-feira, novembro 11

JOVENS COLORIRAM LISBOA

No passado Sábado, 5 de Novembro, data do início do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) celebrou o Dia do Voluntário Missionário com a participação de cerca de 200 jovens. Esta iniciativa organizada pela FEC, entidade que funciona como Plataforma do movimento, contou com a colaboração dos diversos grupos que partilharam entre si o espírito de alegria e esperança.
A Caminhada Missionária abriu as comemorações do dia. Diferenciados pela cor e continente que representavam, vários grupos deste tipo de Voluntariado partiram de cinco locais de Lisboa. O percurso foi animado ao som de acordes e cânticos, com uma pausa para cada pessoa escrever uma mensagem de esperança a enviar num balão a Deus. Além da comunhão vivida, quem aproveitou a tarde de sol para passear pôde receber dos jovens um folheto explicativo desta acção.
Com o lema Uma Missão Cinco Continentes, que surgiu a propósito do tema Missão na Cidade do ICNE, o Dia do Voluntário Missionário pretendeu ser mais um instrumento de anúncio de Cristo à cidade e de dinamização da Igreja Católica de Portugal.
A Caminhada dos Voluntários Missionários culminou na Praça D. Pedro IV, no Rossio. Um encontro repleto de emoção ao avistar-se os diversos grupos, destacados pela cor e cartaz alusivo ao continente, em cinco cantos da Praça. A esperança e espírito de união reflectiram-se na vontade de representar as desigualdades do mundo perante os transeuntes, que terminou com o grito de que «Estas desigualdades a nós todos nos mobilizam. Seguimos o exemplo de Cristo, que também deixou a sua terra para levar a fé, a esperança e o amor a todos os Homens e ao Homem todo». Contudo, os sentimentos proporcionados pela chegada e representação foram superados no momento de se lançar cinco conjuntos de balões com mensagens, o que reflectiu em todos a importância desta iniciativa.
Kontáki
Uma festa informal que uniu os diversos grupos de voluntários pela contagiante alegria dos espíritos jovens, presentes no Salão Nobre do Palácio da Independência. O momento tornou-se único por todos se sentirem participantes activos e pelo entusiasmo dos prémios resultantes do Concurso Letras e Artes – Kontáki. A iniciativa nasceu na FEC como forma de promover o Voluntariado Missionário através da Prosa, Poesia e Pintura/Ilustração. Este momento foi animado pela música e encenações dos grupos presentes, que intervalou com o anúncio dos vencedores de cada categoria – texto e pintura/ilustração – e atribuição dos respectivos prémios. Seguiu-se um jantar partilhado que serviu de pretexto para o relatar de experiências vividas em missão.
Ainda neste Dia do Voluntário Missionário celebrou-se, na Igreja S. Domingos, uma vigília a duas vozes, P. José Manuel Sabença, Provincial dos Espiritanos, e Paula Serra, da FEC, que deu continuidade à simbologia das cores com a representação de «A água, o sangue, o trigo, um livro, uma árvore... o ambiente, a justiça, o desenvolvimento, a educação e a inculturação – dois lados da mesma cor...».
Nesta Igreja, escolhida como ponto central do ICNE, viveu-se um momento de fé e esperança relativamente aos problemas que afectam o mundo, com o intuito de incentivar todos os presentes a reflectir e melhorar cada gesto diário. Além disso, a vigília teve o objectivo de acolher aqueles que regressaram de missão e rezar pelos que irão partir.
FONTE: Ecclesia

Sem comentários: