sábado, dezembro 31

Encontro de Jovens em Milão

São muitos os jovens que estão a celebrar a passagem de ano de uma forma completamente diferente em Milão, com a comunidade de Taizé. Como contaram alguns trovas, o encontro de Lisboa no ano passado, o tempo que passaram em Taizé antes de chegarem a Colónia foi maravilhoso...
É um momento para recordar...

  • Preparar um futuro de paz para além dos muros que nos separam
  • Dispor-se a viver a fé no meio dos desafios do nosso tempo
  • Redescobrir a Igreja como fermento de reconciliação na família humana
  • Abrir-se à beleza da oração através dos cânticos e do silêncio
  • Passar cinco dias com jovens de toda a Europa… e de outros continentes
  • Procurar conhecer mais profundamente um povo e uma cultura
  • Ser acolhido por famílias e comunidades cristãs de Milão

No final deste ano, dezenas de milhares de jovens serão acolhidos em Milão para uma nova etapa da «peregrinação de confiança através da terra».
Estarei disponível para procurar um sentido para a minha vida, na companhia de outros jovens, através da oração, da reflexão e da partilha? Poderei tornar-me, desde já, portador de esperança, na minha terra?

Uma prenda de Natal para todos os TROVAS

Os trovadores de Deus começaram há 12 anos. Foram muitos os jovens que passaram pelo grupo... é apenas um momento para recordar...

quinta-feira, dezembro 29

Relíquias de S.ta Teresinha: Os jovens também estiveram em oração

O DPJG teve a seu cargo uma hora de Vigília junto das relíquias de Santa Teresinha, no passado dia 8 de Dezembro. Num ambiente muito acolhedor e de muita oração, os jovens presentes foram convidados a fazer um percurso de santidade. O DPJG convidou alguns a testemunhar esta experiência.
Foi nos passados dias 7 e 8 de Dezembro que o Carmelo da Guarda recebeu uma chuva de graças, ao acolher as Relíquias de Sta. Teresa d Lisieux. Foram momentos únicos, vividos por muitas pessoas de forma intensa, em espírito de oração e recolhimento interior.
Durante aquela hora que estive em oração junto dos restantes jovens da Diocese, senti-me lisonjeada ao estar diante do relicário onde estão os restos mortais desta jovem que dedicou a sua vida, apesar de curta, a rezar pelos outros.
No final, depois de uma hora de introspecção e oração, senti-me impelida a seguir o caminho de Sta. Teresinha, um caminho que leva à santidade, feito só de confiança e de amor. Apesar de saber que é difícil, aprendi com o seu exemplo a aproveitar todas as mais pequenas coisas do dia a dia, e a fazê-las por amor, pois só ele dá sentido à vida.
A trova Ana Luísa Santos

terça-feira, dezembro 27

Clero da Guarda estuda Bioética - Jornadas de Reflexão

A Diocese da Guarda organizará, a 2 e 3 de Fevereiro de 2006, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, umas jornadas de estudo para todos os sacerdotes sobre questões actuais de Bioética. Em análise estarão temas como “reprodução humana assistida”, “clonagem”, “o problema ético do aborto”, “eutanásia e morte digna” e “testamentos vitais”.
Esta iniciativa contará com a presença de diversos especialistas portugueses e espanhóis.
A vida é um dom sem o qual nenhum outro pode existir, mas também uma responsabilidade, isto é, traz em si mesma a exigência prática de termos de responder por ela, não apenas individualmente mas também socialmente” refere a circular de preparação das jornadas, enviada a todos os padres da diocese da Guarda.
Como jovem, dá o teu contributo para o debate que a Igreja da Diocese da Guarda vai promover nas próximas jornadas de Fevereiro:
  • “reprodução humana assistida”;
  • “clonagem”;
  • “o problema ético do aborto”;
  • “eutanásia e morte digna”;
  • “testamentos vitais".

quarta-feira, dezembro 21

O trova GABRIEL venceu o 9º Festival Ibérico


O trova Gabriel,um dos elementos do grupo "Feiticeiros de Oros" (Alexandre - ex-trova, Pedro e Victor) com a canção "Alma Siamesa" venceu o 9º Festival Ibérico que, no passado sábado, se realizou em Seia.
Já nos estamos a habituar a estas coisas...
São vários os elementos do grupo de jovens "Trovadores de Deus" que, ao longo destes anos, tem participado nos diversos festivais tanto a nível regional como até nacional e não tem ficado nada mal...
Já têm na montra uma série de troféus...
É verdade que o mais importante é participar... mas também faz bem ao ego de vez em quando ganhar qualquer coisinha...
Parabens aos vencedores, mas não esqueçais que a vida continua. Há,certamente mais festivais para que o vosso talento não fique escondido...


quarta-feira, dezembro 14

LAÇO DE ORAÇÃO - Dia 16 na IGREJA DE S.PEDRO (21.00h)

O grupo "Trovadores de Deus", em união com toda a Diocese, convida todos os jovens do Arciprestado de Celorico da Beira a participar no Laço de Oração na Igreja de São Pedro pelas 21.00 h.
O tema é: "O Advento é o Tempo da PAZ".
Pela Oração, Deus abre-nos o coração a todos os povos da terra. Este foi o ensinamento de Jesus quando proclamou: "Felizes os que promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5, 9).
ORAÇÃO:
"Jesus,
Vem com a Tua paz,
visitar o mundo inteiro.
Vem com a Tua ternura
habitar nas nossas casas.
Abre os nossos olhos
para Te vermos naqueles
que nos estão próximos
e Te amarmos
quando os amamos.
Abre o nosso coração
para não esquecer
aqueles que estão longe
e partilhar
com aqueles que precisam"

Alemanhã unida à Guarda no Laço de Oração

Recebemos este mail de Neuss, a paróquia alemã que recebeu os jovens da diocese da Guarda nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Agosto passado, a propósito do Laço de Oração do dia 16. Está em inglês, mas é de fácil compreensão.
"Dear J...,
reading your announcement do Laço de Oração next Friday I couldn't "resist". It gives much pleasure to me. So I asked pastor Ullmann, if we can join to our portuguese friends. Regrettably not next week, but before Easter and Pentecostes. During the advent we have a late prayer at 21 h every Friday (it's all prepared). I have to translate your text-proposal, but that doesn't matter - and I can ask Maria Nunes for help. So we can pray "together" ..you in Portugal and we here in St. Pius ... :))
Kisses und tschüss,
Hilde"

É uma enorme alegria o DPJG receber esta notícia. Afinal os Laços de Oração já não unem apenas os jovens da diocese, como também os amigos de Neuss. Guarda e Alemanha unidos!

sexta-feira, dezembro 2

D. António renuncia e D. Manuel Felício é agora o novo bispo da Guarda

Bento XVI aceitou a renuncia ao governo pastoral da diocese da Guarda, por motivos de saúde, apresentada por D. António dos Santos, sucedendo-lhe assim D. Manuel da Rocha Felício até agora Bispo Coadjutor.Nomeado por João Paulo II, em Outubro de 2002, Bispo Auxiliar de Lisboa, D, Manuel Felício acompanhou no Patriarcado as Vigararias do Oeste e animou o diálogo inter-religioso, sendo nomeado a 21 de Dezembro de 2004, Bispo Coadjutor da Diocese da Guarda.Natural de Viseu, onde nasceu em 1947, D. Manuel Felício foi ordenado sacerdote em 1973 e bispo em 15 de Dezembro de 2002. Em Viseu, integrou a equipa sacerdotal da paróquia de Mangualde (de 1973 a 1988); depois, foi na vida académica que empenhou grande parte do seu tempo. Na Conferência Episcopal Portuguesa, trabalhou no diálogo ecuménico e inter-religioso.
FONTE: http://www.ecclesia.pt/
"É sabido que, há mais de um ano, me encontro limitado para o serviço pastoral, por motivo de doença. Tem sido um grande conforto para mim sentir a proximidade espiritual da Igreja Diocesana, concretizada na força da oração e no calor da amizade, bem como no apoio que, de tantos modos, me tem chegado, a começar pelos estimados sacerdotes (...) manifesto assim a todos vós o mais sentido reconhecimento e a minha profunda estima no Senhor".
Carta aos Sacerdotes (30 de Novembro de 2005).

quinta-feira, dezembro 1

Fórum Juvenil com balanço positivo

“Novos Laboratórios da Fé” foi o tema deste IV Fórum Juvenil. Sob a organização do Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, a iniciativa decorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, no passado dia 19 de Novembro.
O evento marcou o início das actividades do DPJG, incidindo sobre o estudo de espaços frequentados pelos jovens, e onde se possa apostar na evangelização. O desenvolvimento dos trabalhos foi orientado pelo Padre Rui Alberto, salesiano, com experiência no tema e vários títulos publicados a esse respeito. Intervindo também no plenário, pôde ouvir os diversos grupos apontar problemáticas e, sobretudo, alternativas e caminhos para evangelizar espaços tão remotos como a noite, o mundo virtual, a arte, o desporto, a comunicação social, o turismo, a música, a escola, o voluntariado e inclusive a liturgia.
Os cerca de 250 jovens e agentes da pastoral juvenil presentes poderão reflectir sobre esta nova realidade tomando consciência que a Pastoral Juvenil, bem como qualquer outra pastoral tem de extrapolar a realidade das Igrejas e paróquias. Trata-se da Nova Evangelização que tanto João Paulo II propunha. Os presentes ainda tiveram oportunidade de navegar pela Internet, sobretudo para conhecer a nova imagem do site do DPJG, oportunidade de experimentar grafitis, e quem quisesse também tinha à sua disponibilidade os jornais do dia.
Além de toda a reflexão, da qual daremos em breve as Conclusões retiradas deste fórum, o dia serviu para grande convívio entre os participantes e animação com a ajuda de vários elementos da Banda Jota. Segundo apurámos, não poderam estar presentes todos os elementos da banda porque se encontram em estúdio de gravação e os elementos ausentes estavam a gravar.
Já quase no final do encontro, o DPJG apresentou algumas das novidades para este ano pastoral. Salientamos pela inovação, as seguintes: o grupo de jovens artistas cristãos Labirinto, os concursos de arte (Encontr’arte), do melhor site melhor blogue (Registr@te), o V Festival da Canção religiosa Jovem, o I Encontro de jovens namorados cristãos, o Retiro Ambulante, a Peregrinação a Taizé, o Festival Jota, tudo actividades que prometem dar a conhecer melhor aqui no (A)corda Jovem em breve.

Presença de D. António ponto alto do Fórum

O ponto alto do fórum no passado dia 19 na Guarda foi, sem dúvida, a presença amiga do Sr Bispo D. António dos Santos. Apesar da sua saúde precária, e tendo em atenção as melhores dos últimos tempos, ele esteve presente no meio dos jovens com o olhar meigo e amigo de sempre, com a palavra amiga para todos.
Segundo palavras suas, “Não podia deixar de estar presente numa homenagem que os jovens me queiram fazer”.
Foi o primeiro acto e a primeira cerimónia pública do Sr D. António na diocese após a sua prolongada ausência da mesma por causa da doença. Foi a primeira cerimónia que juntou os dois bispos que conduzem agora o rumo da diocese. Por isso os jovens, e em especial o DPJG, estão imensamente gratos. Foi um dia de esperança. O sinal de esperança que são os jovens aliou-se à esperança de ver de novo e habitualmente D. António na diocese.
No meio da Eucaristia que presidiu, os jovens mostraram a D. António e aos restantes presentes um filme onde ficaram visíveis os 25 anos de D. António na diocese. Este filme terminou com uma oração de acção de graças pelo dom da vida e pelo dom do pastor. A emoção foi mais forte neste momento.Os jovens ainda ofereceram, no meio de uma prolongada salva de palmas com os presentes em pé, uma foto com um cachecol do DPJG onde estava escrito: “Os Jovens saúdam D. António dos Santos”. Ao longo do dia os jovens escreveram mensagens que chegarão em breve às mãos de D. António.