quinta-feira, março 30

Faça mais...

Faça mais que existir. Viva.
Faça mais que ouvir. Escute.
Faça mais que concordar. Coopere.
Faça mais que falar. Comunique-se.
Faça mais que brilhar. Desaboche.
Faça mais que gastar. Invista.
Faça mais que pensar. Crie.
Faça mais que trabalhar. Seja excelente.
Faça mais que compartilhar. Dê.
Faça mais que decidir. Discirna.
Faça mais que considerar. Comprometa-se.
Faça mais que perdoar. Esqueça.
Faça mais que ajudar. Sirva.
Faça mais que coexistir. Reconcilie-se.
Faça mais que cantar. Louve.
Faça mais que pensar. Planeie.
Faça mais que sonhar. Realize.
Faça mais que ver. Perceba.
Faça mais que ler. Aplique.
Faça mais que receber. Haja co reciprocidade.
Faça mais que escolher. Concentre-se.
Faça mais que desejar. Acredite.
Faça mais que aconselhar. Ajude.
Faça mais que falar. Transmita.
Faça mais que incentivar. Inspire.
Faça mais que somar. Multiplique.
Faça mais que mudar. Melhore.
Faça mais que alcançar. Estenda.
Faça mais que ponderar. Ore.
Faça mais que apenas viver.
Viva como Jesus ensinou.

(Livro: «O Bom é inimigo do Óptimo» - John L. Mason)

quinta-feira, março 16

Guarda quer criar Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil

A diocese da Guarda realizou este fim de semana a primeira Assembleia de Grupos de Jovens, com vista à partilha de problemas, anseios, projectos e actividades que cada grupo da diocese propõe.
O Pe. Jorge Castela, responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil, disse que esta é “uma iniciativa para continuar” e à qual se pretende dar “um carácter mais vinculativo” com a realização de reuniões em “duas ou três vezes por ano”, de modo “a concluir com a criação do Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil”.
Nesta assembleia onde participaram apenas representantes de 17 grupos, foram manifestadas pelos jovens algumas preocupações. “A falta de disponibilidade e a falta de compro-misso de vida, cristão” são as dificuldades que mais sobressaíram desta assembleia.
“Os jovens estando ocupados com muitas outras coisas não têm disponibilidade para se entregar a coisas que ainda não têm a certeza se querem ou não”, comentou o Pe. Jorge Castela. Segundo este sacerdote que acompanha a pastoral juvenil na diocese da Guarda “isto talvez traga consigo uma certa falta de fé”, verificando-se ainda que a maior parte dos jovens que participa nos grupos são aqueles que já têm uma caminhada feita”, explicou.
Para fazer face a estas dificuldades, os próprios jovens tentaram encontrar soluções, que se traduzem em algumas propostas apresentadas. “A partilha, o intercâmbio, a criação de uma rede entre grupos” são ideias a ter em conta..

sexta-feira, março 10

Testemunhos dos Convivas

Já tinha ouvido falar dos Convívios Fraternos. Que eram uma ocasião de reflexão, convívio e encontro com Deus.Vim, e ao fim de 3 dias extraordinários, acho que tudo o que ouvi é pouco para descrever o que passei. Aliás, é completamente impossível descrever fielmente os sentimentos e as vivências de cada um. Jesus esteve perto, tão pertinho que senti o seu toque. Nunca esteve tão perto, tão forte, tão presente no meio de nós.Encontrei em cada conviva um companheiro de caminhada com quem compartilho um desejo de Paz e Amor entre todos, para alcançarmos um mundo melhor.Marcante, inesquecível!
Catarina Horta – Paços da Serra
O Convívio Fraterno 1000 foi um tempo especial de procura e encontro com Deus nos outros, o que se prolonga no infinito das nossas vidas.
Rafael – Vale de Estrela
Tudo começou numa noite mística com alguma incerteza quanto ao que se ia passar neste convívio. Sabia que era algo de bom, pois já mo tinham dito. Mas superou as minhas expectativas. Foi algo extraordinário.A alegria. A esperança e – claro - Deus, estiveram sempre presentes. Se pudesse repetir, fá-lo-ia.
Teófilo – S. Miguel da Guarda
Graças ao meu Senhor, fui convidada para participar no Convívio Fraterno 1000.Tenho de Lhe agradecer os óptimos momentos que aqui passei, desde as amizades aos jogos e às reflexões acerca da Igreja e da fé. Todos estes momentos ajudaram-me a crescer, principalmente as reflexões. Marcaram-me muito.Convido-te a reflectires em Jesus, para conheceres o quanto Ele te ama e tu o amas a Ele.
Joana Tomaz – Alverca da Beira

2 jovens de Celorico participaram no 1000 convivio fraterno

Apesar da véspera do fim-de-semana de Carnaval e da meteorologia prever temperaturas muito baixas e queda de neve, 20 dos 27 jovens inscritos para participar no CF1000, foram chegando à Cerdeira do Côa com alguns receios e talvez a tremer, não só devido ao frio, mas também à expectativa.
A “aventura” começou e então, gradualmente, foram disponibilizando o coração para o encontro com Deus. Reflectiram sobre “Quem sou”… “Para que existo”… entre outras coisas, descobrindo que cada um é chamado a ser Igreja. Sentiram a presença do Espírito Santo e viveram cada Eucaristia “como se fosse a primeira”.
Houve interessantes momentos de convívio, de alegria… cantaram imenso… rezaram… e às vezes fizeram-no em simultâneo. Ao gritar bem alto “Jesus Christ you are my life” quiseram comprometer-se. Sabem que Jesus conta com cada um deles, na sua individualidade e sentiram, pela vivência nestes três dias, a força da vida nova que os preenche e leva a responder afirmativamente ao chamamento de Cristo e a ser Sua testemunha.
Sabem que não estão sós. A presença do Bispo D. Manuel Felício também os encorajou e responsabilizou, sublinhando a importância de se tornarem jovens seguidores de Jesus e levarem essa decisão a sério.
No Encerramento, que aconteceu na segunda-feira à noite, os jovens convivas testemunharam um pouco do que viveram durante aqueles três dias e a esperança que têm para o futuro.Um pouco de história.
Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de acção de jovens católicos, que pretende despertar a fé e motivar o jovem para uma adesão a Jesus Cristo. Tem uma orgânica própria, a duração de três dias, e como instrumentos de conversão outros jovens, uma vez que “os jovens são os melhores apóstolos dos jovens”.
O primeiro Convívio Fraterno foi realizado em 1968, em Castelo Branco. Nestes 38 anos foram feitos 1000 convívios e já fizeram esta experiência 41mil jovens. Na Diocese da Guarda o movimento está implantado desde 1977, contando, neste momento, com 1622 convivas.Em quase 30 anos de uma história feliz na nossa diocese foram várias as casas que acolheram os Convívios Fraternos ao longo dos anos: Colégio de Santo António, na Covilhã; Seminário do Fundão; Santuário do Paúl; Seminário do Tortozendo; Colégio do Coração de Maria, Guarda; Colégio da Cerdeira do Côa; Seminário de Gouveia; Casa de N. Srª. Rainha do Mundo, Gouveia; Quinta da Tapada, Trancoso; Seminário de Fornos de Algodres; Colégio de S. Fiel.
Para comemorar esta história e esta efeméride, resolveu-se, numa reunião nacional ocorrida em Dezembro de 2005, que todas as dioceses realizariam o milésimo Convívio. Para além disso, celebra-se em Fátima de 7 a 10 de Setembro de 2006 a comemoração desta data jubilar do movimento. Nos dias 7 e 8 realizar-se-á um Congresso; nos dias 9 e 10 o Encontro - Animação Nacional, que este ano se pretende ainda mais participado e vivido.

quinta-feira, março 9

DEZ SÍMBOLOS DA QUARESMA

A quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que nos lembra a condição efêmera da vida e o seu destino de eternidade em Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.

  1. A quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.
  2. A quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.
  3. A quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.
  4. A quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.
  5. A quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.
  6. A quaresma é AGUA. É a passagem da sede da nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.
  7. A quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacob, a casta Suzana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.
  8. A quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a quaresma. Prefigu-rada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.
  9. A quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, prea-nunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz".
  10. A quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

terça-feira, março 7

Bento XVI fala aos jovens....

"...É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na Palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e prontos para difundir o Evangelho”.