sexta-feira, março 10

2 jovens de Celorico participaram no 1000 convivio fraterno

Apesar da véspera do fim-de-semana de Carnaval e da meteorologia prever temperaturas muito baixas e queda de neve, 20 dos 27 jovens inscritos para participar no CF1000, foram chegando à Cerdeira do Côa com alguns receios e talvez a tremer, não só devido ao frio, mas também à expectativa.
A “aventura” começou e então, gradualmente, foram disponibilizando o coração para o encontro com Deus. Reflectiram sobre “Quem sou”… “Para que existo”… entre outras coisas, descobrindo que cada um é chamado a ser Igreja. Sentiram a presença do Espírito Santo e viveram cada Eucaristia “como se fosse a primeira”.
Houve interessantes momentos de convívio, de alegria… cantaram imenso… rezaram… e às vezes fizeram-no em simultâneo. Ao gritar bem alto “Jesus Christ you are my life” quiseram comprometer-se. Sabem que Jesus conta com cada um deles, na sua individualidade e sentiram, pela vivência nestes três dias, a força da vida nova que os preenche e leva a responder afirmativamente ao chamamento de Cristo e a ser Sua testemunha.
Sabem que não estão sós. A presença do Bispo D. Manuel Felício também os encorajou e responsabilizou, sublinhando a importância de se tornarem jovens seguidores de Jesus e levarem essa decisão a sério.
No Encerramento, que aconteceu na segunda-feira à noite, os jovens convivas testemunharam um pouco do que viveram durante aqueles três dias e a esperança que têm para o futuro.Um pouco de história.
Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de acção de jovens católicos, que pretende despertar a fé e motivar o jovem para uma adesão a Jesus Cristo. Tem uma orgânica própria, a duração de três dias, e como instrumentos de conversão outros jovens, uma vez que “os jovens são os melhores apóstolos dos jovens”.
O primeiro Convívio Fraterno foi realizado em 1968, em Castelo Branco. Nestes 38 anos foram feitos 1000 convívios e já fizeram esta experiência 41mil jovens. Na Diocese da Guarda o movimento está implantado desde 1977, contando, neste momento, com 1622 convivas.Em quase 30 anos de uma história feliz na nossa diocese foram várias as casas que acolheram os Convívios Fraternos ao longo dos anos: Colégio de Santo António, na Covilhã; Seminário do Fundão; Santuário do Paúl; Seminário do Tortozendo; Colégio do Coração de Maria, Guarda; Colégio da Cerdeira do Côa; Seminário de Gouveia; Casa de N. Srª. Rainha do Mundo, Gouveia; Quinta da Tapada, Trancoso; Seminário de Fornos de Algodres; Colégio de S. Fiel.
Para comemorar esta história e esta efeméride, resolveu-se, numa reunião nacional ocorrida em Dezembro de 2005, que todas as dioceses realizariam o milésimo Convívio. Para além disso, celebra-se em Fátima de 7 a 10 de Setembro de 2006 a comemoração desta data jubilar do movimento. Nos dias 7 e 8 realizar-se-á um Congresso; nos dias 9 e 10 o Encontro - Animação Nacional, que este ano se pretende ainda mais participado e vivido.

Sem comentários: