quinta-feira, março 16

Guarda quer criar Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil

A diocese da Guarda realizou este fim de semana a primeira Assembleia de Grupos de Jovens, com vista à partilha de problemas, anseios, projectos e actividades que cada grupo da diocese propõe.
O Pe. Jorge Castela, responsável do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil, disse que esta é “uma iniciativa para continuar” e à qual se pretende dar “um carácter mais vinculativo” com a realização de reuniões em “duas ou três vezes por ano”, de modo “a concluir com a criação do Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil”.
Nesta assembleia onde participaram apenas representantes de 17 grupos, foram manifestadas pelos jovens algumas preocupações. “A falta de disponibilidade e a falta de compro-misso de vida, cristão” são as dificuldades que mais sobressaíram desta assembleia.
“Os jovens estando ocupados com muitas outras coisas não têm disponibilidade para se entregar a coisas que ainda não têm a certeza se querem ou não”, comentou o Pe. Jorge Castela. Segundo este sacerdote que acompanha a pastoral juvenil na diocese da Guarda “isto talvez traga consigo uma certa falta de fé”, verificando-se ainda que a maior parte dos jovens que participa nos grupos são aqueles que já têm uma caminhada feita”, explicou.
Para fazer face a estas dificuldades, os próprios jovens tentaram encontrar soluções, que se traduzem em algumas propostas apresentadas. “A partilha, o intercâmbio, a criação de uma rede entre grupos” são ideias a ter em conta..

Sem comentários: