quarta-feira, agosto 31

... a sua experiência nas JMJ - COLÓNIA



De Taizé partimos para Colónia.
De Taizé o meu espirito saiu mais fortalecido, a minha fé mais rica... agora sentia-me mais preparada para as JMJ.
No dia 15 de Agosto, celebramos a festa Nossa Senhora da Assunção na paróquia que nos acolheu(St.Pius). Fomos muito bem acolhidos. Afinal o povo alemão é acolhedor! No início um pouco fechados, mas nós abrimos-lhe o nosso coração e eles deixaram-se seduzir. Ficamos alojados numa escola, dormimos no chão...
Resumindo um pouco o que aconteceu ao longo dos vários dias em que estivemos em St. Pius:
de manhã íamos á Igreja para rezar; depois do pequeno almoço, tinhamos actividades e à noite reflectiamos sobre o dia (o que nos tinha marcado, as nossas emoções). Gostaria de salientar que antes de cada refeição faziamos orações muito bonitas em conjunto.
Eramos 69 pessoas, mais 2 motoristas. Conhecemo-nos a todos. Fomos um grupo, eu diria uma família, fomos igreja. O mais importante não foi estar na Alemanha. A fé não precisa de um lugar especifico para ser vivida. Foi a união, a fé, a simplicidade e o nosso espírito de interajuda que tornou aqueles momentos únicos.
Sofremos muito, mas sofremos juntos.
Um dia uma grande amiga, a Tânia, disse-me: "o caminho faz-se caminhando". Não podemos ficar parados à espera que alguém passe por nós e nos dê a mão, a ver a vida passar, temos que caminhar, optar. E na longa caminhada da nossa vida ajudar os outros e assim também seremos ajudados.
Cada dia é um dia, há que viver um dia de cada vez!
Para terminar queria dizer que nós fomos a Colonia não para passear, não por turismo, mas partimos porque O fomos adorar. O objectivo era voltar por outro caminho. Acho que cada um, à sua maneira, o conseguiu. Tivemos tempo para tudo: conviver, reflectir, meditar, orar e até para descobrir que o silêncio também pode ser muito importante não só para reflectir mas também para ouvirmos a Deus: "dirigi-vos a Cristo e não sereis desiludidos". João Paulo II

Sem comentários: