sexta-feira, janeiro 20

Igreja procura nova linguagem para chegar aos jovens Hoje começa o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil

A actualização da linguagem e dos métodos de trabalho usados com jovens vai estar, hoje, em análise no encontro do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, a decorrer em Fátima até ao dia de amanhã.
Na presença de D. António Carrilho, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), que tutela a área da pastoral juvenil, o CNPJ vai reflectir sobre as metodologias usadas na abordagem aos jovens, tendo como ponto base o tema «A Escola e espaço culturais».
“Temos consciência de que os jovens passam a maior parte do seu tempo na escola. Por isso, temos de investir em outras propostas, diferentes daquelas que até agora utilizávamos”, disse à Agência ECCLESIA, Oliveira de Sousa.
No contacto com os jovens, sobretudo com aqueles “para quem Jesus Cristo não lhes «diz nada», a dificuldade em chegarmos com uma linguagem própria e sedutora é o grande desafio”.
O DNPJ tem em andamento um plano de actividades para a Pastoral Juvenil, preparado para o triénio 2005-2008, que se apresenta numa estrutura de itinerário que, conforme é explicado:
  • "permite indicadores para o trabalho com jovens;
  • criar um ciclo estruturado;
  • responder a necessidades pastorais anuais;
  • organizar os serviços, propiciar aos jovens um caminho de descoberta, de formação, de reflexão, de compromisso com Jesus Cristo, com a Igreja que defina uma geração”.

Este itinerário permite “fazer um caminho comum, com uma unidade temática” que conduzirá à Jornadas Mundiais da Juventude. “Ao longo destes três anos o itinerário que se faz tem em conta ambientes concretos a privilegiar na linha do discernimento vocacional”.
Ao nível das actividades, mantém em aberto todas as possibilidades, nacionais ou internacionais, como são as peregrinações diversas, os campos de férias, de oração, de trabalho, os encontros promovidos pela comunidade de Taizé e os os retiros”.
A concretização deste programa “começa este ano no espaço que é a escola, depois na perspectiva do voluntariado e da missão, e no terceiro ano a perspectiva de comunhão" explicou Oliveira de Sousa..
Assim:

  • em Março realiza-se o Fórum Nacional de Jovens e Animadores,
  • no primeiro fim de semana de Maio, Fátima recebe mais uma vez a Peregrinação Nacional dos Jovens (Fátima Jovem),
  • e em Dezembro, também no primeiro fim de semana, realiza-se o Festival da Canção Nacional, uma “actividade de primeira evangelização”.

A novidade proposta pelo DNPJ e que já está a ser preparada será o Encontro Nacional de Jovens católicos a realizar no Verão de 2007, “uma mini Jornada Mundial da Juventude”, disse.

Fonte: Ecclesia

Sem comentários: