sábado, setembro 24

JOVENS, ESCOLHEI CRISTO, "CUSTE O QUE CUSTAR"

Já terminou este magnífico encontro das JMJ 2005, que decorreu entre 18 e 21 de Agosto. Assistiram cerca de 750 bispos, representantes de outras Igrejas irmãs e religiões, e mais de 800 mil jovens, sobretudo europeus.
O Papa estava feliz, com os jovens; sempre com o seu estilo sereno, alegre e humilde.
Já no primeiro dia, dia 18 de Agosto, desde o seu passeio pelo rio Reno, saudando os jovens que estavam nas margens, pediu que escolhessem a Cristo "custe o que custar" (Cfr. Discurso de acolhimento, dia 18 08 05). Como noutras ocasiões, os seus discursos tiveram a profundidade teológica, que o caracteriza, mas não sem sentido prático.
Cremos que se falará muito destas jornadas, pelo que supuseram de vivência cristã para muitos jovens europeus. Um momento emotivo foi quando o Papa agradeceu aos jovens, o seu carinho e manifestação de fé, pelos momentos maravilhosos que lhe fizeram passar nestes dias (Cfr. Missa dia 21, na Esplanada de Marienfeld). Também renovou o agradecimento a Deus pelo servo de Deus João Paulo II. O Santo Padre agradeceu, no final do Angelus do dia 21, as orações de todos os institutos religiosos, pelos frutos apostólicos da viagem.
Ainda é cedo para avaliar o que supõe tudo isto do ponto de vista eclesial, mas por agora poderia referir-se a enorme empatia entre o Papa e os jovens. O seu estilo é diferente do de João Paulo II, mas também comunicativo. Destacamos o despertar de vocações para a Igreja católica que está a haver na Alemanha, desde a morte do Papa João Paulo II até depois das JMJ 2005; por fim, a contribuição destas jornadas, entre os fiéis, para a nova evangelização da Europa.

Sem comentários: