quarta-feira, setembro 14

UM TESTEMUNHO DE BRAGA

Resolvi escrever sobre o que fizemos nas XX Jornadas Mundiais da Juventude. O meu grupo (eu, Raquel, Lígia, Adriana, Miguel, Severino, Filipe) integrou-se com o grupo da Matriz que, por sua vez, se integrou no grupo que partiria com a Diocese de Braga.
Partimos da Póvoa em direcção a Braga ao fim da tarde de sexta-feira (dia 12 de Agosto). Aí, tivemos uma Celebração do Envio com o Bispo. Saíram, depois, de Braga 6 autocarros com destino à Alemanha.
Sem, praticamente, termos feito paragem nenhuma, chegámos no sábado (dia 13) pela meia-noite a Paris. Ficámos alojados na Igreja de Gentilly, onde dormimos e nos deram o pequeno-almoço do dia seguinte. É de referir que esta Paróquia recebeu mais do dobro das pessoas que conseguiria receber numa situação normal, o que fez com que tivessemos passado uma noite muito má, já que estavamos "todos ao monte".
O domingo (dia 14) foi um dia livre para passearmos em Paris. Cada um recebeu um passe para usar nos transportes públicos desta cidade. Foi um dia muito fixe e gostei muito de ver ao vivo muitos dos monumentos que só conhecia dos livros. O que mais gostei foi da Torre Eiffel! :)
Dormimos mais uma noite em Paris, nesta mesma Paróquia, partindo na manhã seguinte (dia 15, segunda-feira) para a Alemanha, passando pela Bélgica, tendo efectuado apenas uma paragem numa Estação de Serviço deste país.
Ao fim da tarde deste dia chegámos à cidade que nos ia acolher: Neuss (lê-se "Noice"). Houve algumas falhas na organização das Jornadas, pois ninguém do grupo de Braga tinha ainda alojamento. Só 3 horas mais tarde fomos direccionados para uma escola que nos alojou durante os dias seguintes. Quem o desejou pôde ficar alojado em famílias alemãs. Havia 80 mil famílias disponíveis, mas só 20 mil receberam peregrinos em sua casa. O pessoal da escola onde ficámos recebeu-nos muito bem, ensinava-nos algumas palavras em alemão e eram muito simpáticos. Tinhamos bastante espaço para todos, ficando todo o grupo nos 2 ginásios da escola.
Os pequenos-almoços eram servidos na Paróquia onde tinhamos ficado alojados. Era a melhor refeição do dia porque podíamos comer quanto quisessemos! Ao almoço entregavamos uma senha e davam-nos uma embalagem de comida para 6 pessoas. Era muito pouco e à base de legumes. Ao fim de uma hora já estava com fome outra vez... Juntamente com o almoço davam-nos o jantar. Este consistia em sacos individuais com comida (salsichas, sumo, pão e os enlatados horríveis que ninguém conseguiu comer). Houve pelo menos duas refeições que tínhamos direito e que não nos deram motivado pela confusão gerada pela falta de organização. Basicamente não se comeu muito nestes dias.
Todas as manhãs havia catequeses nas diferentes Paróquias. A nossa era em português e era dada por um Bispo diferente todos os dias, que procurava transmitir uma mensagem diferente cada dia. Tínhamos, ainda, oportunidade para recebermos o Sacramento da Reconciliação. Eu fui confessar-me na primeia oportunidade que tive e o Padre foi mesmo muito fixe! Pude, ainda, colocar questões sobre algo que gostava de ter falado com um Padre desde há algum tempo. As catequeses terminavam com uma Eucaristia.
Da parte da tarde havia actividades em três cidades: Köln (Colónia), Düsseldorf e Bonn (Bona). Tanto podíamos encontrar igrejas com espaço de Oração, bastante calmas (adorei a igreja dedicada à Oração Taizé), como podíamos encontrar Festivais de Música ou locais bastante animados.
Havia falhas enormes relativamente aos transportes, porque não tinham capacidade para receber tanta gente, o que fazia com que estivessem sempre a bloquear. Várias vezes as estações de comboios fechavam e ninguém podia entrar. De uma das vezes saímos do eléctrico e fomos a pé e chegámos primeiro que o outro grupo que ficou no eléctrico! E quando os transportes chegavam, era com muito muito tempo de atraso.
Na terça-feira (dia 16) fomos visitar a cidade de Colónia. Praticamente esta cidade só tem de interessante a famosa Catedral de Colónia. À noite fomos ver e dançar num Festival Internacional de Música.
Na quarta-feira (dia 17) à tarde, depois das catequeses de manhã, visitámos a cidade de Düsseldorf. É uma cidade mesmo muito linda e tirámos muitas fotos.
Na quinta-feira (dia 18) foi a vez da cidade de Bona.
Na sexta-feira (dia 19) fizemos uma nova visita a Colónia. Esteve um tempo mesmo muito mau: chovia torrencialmente e trovejava. Se não fossem as nossas capas da chuva compradas em Paris tínhamos ficado encharcados! Ainda por cima tinham fechado a estação de comboios principal desta cidade e estávamos a ver que não conseguíamos voltar para casa. Havia sirenes da Polícia e Ambulâncias por todo o lado... e parecia um filme de terror!
No sábado (dia 20) depois de termos colocado as malas no autocarro e tendo ficado para nós apenas uma malinha e o saco cama, tivemos uma Eucaristia de despedida da cidade de Neuss. Foi uma Eucaristia em alemão com algumas partes em inglês e uns cânticos em português. Foi bastante interessante! Depois partimos, de autocarro, em direcção a Marienfeld e percorremos os últimos 5/10km a pé até ao destino.
Mais uma falta de organização: o sector onde íamos ficar era o C11 mas já estava todo ocupado, quer por outros peregrinos cujo sector era esse, quer por outros que "gostaram" deste sector e resolveram se "instalar" aqui. Isto foi possível porque não havia qualquer controlo sobre quem entrava neste campo ou em qualquer sector. Tivemos que escolher um lugar para passarmos a noite numa parte do campo vaga que não pertencia a qualquer sector.
Tivemos a Vigília com o Papa. Confesso que não estive muito atenta. Estava mesmo muito frio e tinha vestido algumas camisolas por cima das outras e mesmo assim durmi com frio. Durante a Vigília estive a conversar com o Miguel e gostei bastante da conversa que tivemos.
Na manhã seguinte de domingo (dia 21), tivemos a Eucaristia final com o Papa. Adorei toda a Eucaristia, da Homilía e da mensagem do Papa! Era bonito ver tanta gente reunida num mesmo espaço tendo todos o mesmo objectivo e a ouvir a mesma pessoa a transmitir uma mensagem aos jovens. Após a missa, partimos de volta a casa. Dormimos essa noite em Paris, novamente na mesma Paróquia.
Na segunda-feira (dia 22) à noite chegámos a Lourdes. Estivemos cerca de três horas nesta cidade onde apenas vimos o Santuário. Regressámos ao autocarro de volta a Portugal, onde chegámos à hora do almoço do dia 23 (terça-feira).
Gostava de referir que havia italianos por todo o lado. Não faço ideia quantos lá estavam, mas tenho a certeza que eram imeeeeensos! O ambiente de todas as Jornadas era espectacular! As pessoas puxavam sempre pelo seu país e cantava-se e dançava-se nas ruas e nos transportes públicos. Havia, também, um grande interesse pelos outros países, ensinando-se danças e canções a grupos que não pertencessem ao nosso país. E como é tradição trocava-se bandeiras, pagelas, porta-chaves, t-shirts... A Raquel ficou com uma bandeira da Itália e o Severino com uma da Alemanha. O que eu queria era uma t-shirt dos voluntários... :
As próximas Jornadas serão em 2008 na Austrália in http://pitux.blog.simplesnet.pt/
Comentário
Sou do Brasil, e também estive nas jornadas mundiais da juventude...e confesso a vc que gostei muito, apesar de algumas falhas de organização, mas acima de tudo foi possível encontrar-me só a só com Jesus Cristo...seguindo a estrela que brilhava, e vi realmente a providencia divina em muitas ocasiões.Abraços fraternos do Brasil....Leandro

Sem comentários: